Harmonização Orofacial
O que é HOF e por que fazer?
A harmonização facial trabalha com a “divina beleza”, assim, trata se de um conjunto de procedimentos que objetivam alinhar e corrigir ângulos trazendo proporções faciais mais equilibradas e belas para o rosto, além de diminuir os sinais clínicos do envelhecimento facial com técnicas não cirúrgicas e minimamente invasivas. A harmonização facial trabalha com a “divina beleza”, assim, trata se de um conjunto de procedimentos que objetivam alinhar e corrigir ângulos trazendo proporções faciais mais equilibradas e belas para o rosto, além de diminuir os sinais clínicos do envelhecimento facial com técnicas não cirúrgicas e minimamente invasivas. Entre esse procedimentos podemos citar:
1- Toxina botulínica (Botox): Famosa por prevenir e disfarçar marcas de expressão e rugas, o Botox também pode ser utilizado para corrigir problemas de sorriso gengival (gengiva em excesso ao sorrir), contribuindo para uma melhor simetria entre sorriso e face.
2- Preenchimento Facial: O ácido hialurônico é um preenchedor reabsorvível e desde a sua introdução no mercado tem ganhado sua popularidade entre os profissionais e o público, graças a sua alta biocompatibilidade, versatilidade e elevado grau de segurança. Ele contribui para preencher o espaço entre as células, mantendo a pele lisa, hidratada e elástica. É comumente usado para harmonizar áreas como o “Bigode chinês”, contorno de mandíbula, olheiras, malar e lábios.
3- Fios de dermosustentação: Promove suporte natural as estruturas faciais, como pele, gordura e músculos; e, contribui para formação de colágeno ao seu redor, assim tonificando e tornando a pele mais densa. É indicado para quem tem flacidez leve ou moderada.
4- Bichectomia: Técnica que consiste em retirar parcialmente a gordura na região das bochechas, chamada de Bola de Bichat, para afinar a face e assim, proporcionar uma melhor harmonia entre rosto e sorriso.
5- Redução de papada: É indicada para aqueles que tem acumúlo de gordura na parte do pescoço, conhecida como LIPO DE PAPADA esse tratamento permite a redução de medidas através da diminuição de gordura por meio de sucção ou pela aplicação de enzimas na região.
6- Agregados leucoplaquetários autólogos: Plasma Rico em Plaquetas/Fibrina. O tratamento utiliza sangue do próprio paciente, fazendo com que os resultados sejam rápidos e seguros. A função reconstrutiva de plaquetas e leucócitos presentes do sangue estimulam a reprodução e crescimento de novas células, aumentando a vascularização e formação de novos vasos sanguíneos, induzindo o crescimento epitelial, produzindo colágeno e elastina indispensáveis a uma pele luminosa e saudável.
7- Rinomodelação: É uma abordagem não cirúrgica para modificar aspectos estéticos do nariz. Com a aplicação de materiais como ácido hialurônico, toxina botulínica e fios de sustentação é possível levantar a ponta, reduzir a largura das asas nasais e até diminuir o “calo” do nariz.


Harmonização facial é um conjunto de procedimentos estéticos combinados para melhorar a harmonia e estética da face, equilibrando traços e tratando o envelhecimento facial, que é caracterizado pela perda da elasticidade da pele, queda dos tecidos, músculos e gordura. O primeiro passo dado para realizar uma Harmonização Facial é analisar o formato do rosto de uma pessoa, que é individual, e assim paciente e profissional podem discutir técnicas para amenizar os sinais do envelhecimento e destacar pontos chaves no contorno facial. Harmonização facial é um conjunto de procedimentos estéticos combinados para melhorar a harmonia e estética da face, equilibrando traços e tratando o envelhecimento facial, que é caracterizado pela perda da elasticidade da pele, queda dos tecidos, músculos e gordura. O primeiro passo dado para realizar uma Harmonização Facial é analisar o formato do rosto de uma pessoa, que é individual, e assim paciente e profissional podem discutir técnicas para amenizar os sinais do envelhecimento e destacar pontos chaves no contorno facial. Entre os principais pontos estéticos e funcionais do tratamento estão:
• Redução de rugas e marcas de expressão
• Aumento de volume e melhora no contorno dos lábios
• Correção do sorriso gengival
• Definição de mandíbula, malar e queixo
• Mudanças sutis no nariz, como empinar a ponta e diminuir a largura da base nasal.
• Redução de papadas
• Melhora simetria facial
Conhecendo tudo isso podemos dizer que a harmonização facial é um conjunto de procedimentos que promovem a autoestima e bem-estar dos pacientes, o grande motivo de estar tão em alta nos dias atuais. Agora que você conhece um pouco mais a respeito, é só marcar uma consulta para descobrir qual é o tratamento mais indicado a você.