Cuidados corretos podem fazer seu implante dentário durar anos

29 Mai de 2020

Admin

Você sabia que manutenção inadequada do implante dentário pode ocasionar doenças e até mesmo a perda do procedimento realizado? Alguns pacientes imaginam que depois de se submeter a um implante dentário não é necessária a rotina de limpeza bucal. Mas​,​ na verdade, assim como os dentes naturais, os implantes dentários precisam ter um acompanhamento periódico pelo dentista, e com a higienização constantemente monitorada. Para se ter uma ideia, em tipo protocolo, que é o modelo fixo com pinos, por exemplo, o dentista precisará remover a prótese dentária para realizar a limpeza da região corretamente. Isso deve ser feito de seis em seis meses para garantir a estabilidade do tratamento à longo prazo.

Quando a manutenção do implante dentário é feita de maneira inadequada o paciente pode adquirir doenças como a mucosite, que é uma inflamação na gengiva, ou periimplantite, que é uma inflamação do osso. Na maioria dos casos o paciente não percebe a doença devido à ausência de sintomas claros. Quando diagnosticado​a​ tardiamente a situação pode se tornar irreversível​,​ sendo necessária a remoção do implante. Qualquer sinal de sangramento ou mudança de cor da gengiva, dor e movimentação do implante devem ser observados como um sinal de alerta. Essas características indicam problemas mais graves e merecem um acompanhamento específico do dentista.

Quando bem tratados, os podem durar um longo tempo. Mas isso só é possível por meio de boas práticas de higiene bucal. A limpeza deve ser feita diariamente por meio de uma boa escovação. O uso de fio dental e enxaguantes bucais também são importantes. Por fim, deve-se realizar a limpeza com um profissional a cada ​seis meses. Cuidar das próteses fixas é tão importante quanto os cuidados com os dentes naturais.